#32 A Arte de Comer, Thich Nhat Hanh. ♥ coleção Mindfulness Essentials













 Hey turma, tudo beleza? Hoje vou dar continuidade na coleção Mindfulness essentials do monge zen-budista Thich Nhat Hanh.
O #desenrolandoolivro de hoje é do segundo livro, a Arte de Comer.
O Autor
Thich Nhat Hanh um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos.
Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges na idade de dezesseis anos.
Thich Nhat Hanh vive atualmente em Plum Village na comunidade de meditação fundada por ele, onde ensina, escreve e conduz retiros em todo o mundo sobre "a arte de viver consciente."

Um dos principais ensinamentos de Thich Nhat Hanh é que, através da plena consciência, podemos aprender a viver no momento presente, em vez de nos apegarmos ao passado ou futuro. Residindo no momento presente é, de acordo com Nhat Hanh, a única maneira de realmente desenvolver a paz, em si mesmo e no mundo.


O livro
Acompanhando a forma de escrita do primeiro livro, que já tem resenha aqui, A arte de comer, nos entrega uma leitura leve,  e com muitas figuras com orientações e reflexões do papel da comida que nos alimenta desenvolve sobre nossa vida.
Com a prática da consciência plena temos dicas e instruções de como devemos fazer uma refeição, preparar o alimento e até mesmo como lavar a louça de forma plena para alimentar muito mais que apenas nosso corpo e nos manter com nossas atividades vitais funcionando, mas TAMBÉM como nos alimentar verdadeiramente, como alimentar nossa alma e nosso espírito.
A partir de uma visão amorosa e reflexão consciente do alimento que ingerimos, das atividades na cozinha e todo o processo que aquele produto sofreu para chegar em nossas mãos.
 
Minha Reflexão
Esses livros tem me dado grande incentivo para as minhas mudanças de hábitos e de vida, e esse segundo livro apenas reforça a minha ideia e me mantém na mesma  linha de raciocínio.
Esse livro me fez refletir além do imediato, me fez pensar não apenas na maça que esta na minha mão pronta para ser mordida e sim, desde o produtor que escolheu as sementes, as maquinas que araram e semearam a terra, das mudinhas crescendo, se fortalecendo, os frutos ficando maduros, a colheita, o transporte  até chegar no mercado que eu passei  pelo caixa e trouxe até a minha casa até o momento que eu vou descartar os pedaços do miolo da maça, no lixo ou no meu jardim, até os restos da maçã pode servir para poluir ou para adubar. Cada grão de arroz é um universo!
Tantas coisas que eu queria falar das pequenas lições que tive com  esse livro.. “Eu posso reclamar que preciso lavar a louça do almoço na agua fria em um dia de inverno ou eu posso agradecer que tive o privilégio de me alimentar, saciar a minha fome e ficar grato que aqui em casa a agua vem encanada e a tenho disponível em minha torneira a hora que eu quiser!"
Só amores por esse livro....


Comentários

Postagens mais visitadas