LIVRO EMPRESTADO NÃO SE DEVOLVE?

https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Hey pessoas!! Tudo bem?
Hoje eu trouxe um assunto polêmico! PO-LÊ-MI-CO
POLÊMICA!!!!!
Hehe, você gosta? Então vem! Hahahhaha!
“LIVRO EMPRESTADO NÃO SE DEVOLVE”
Uhh... Ai está plantado a semente da discórdia!
Então galera, ouvi essa frase em algum lugar por alguém que falava sobre o medo de emprestar livros e nunca serem devolvidos.
Você também tem esse medo? Já emprestou? E foi ‘surrupiado’? nunca mais viu seu amigo nem seu livro? Ou pior! O ‘meliante’ vive dando desculpas para não devolver seu tão amado livro? Esse texto é para você!
Você é o ‘surripiador’ e acha que é só um livro? Esse texto é para você também...
Bem, vamos partir da premissa que quando emprestamos algo a alguém seja um livro, um CD, ou até uma peça de roupa ou sapato é por que confiamos nessa pessoa e a conhecemos, ninguém sai por ai emprestando as coisas para desconhecidos na rua. Certo? Certo!
https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Então é fácil entender que o individuo que empresta, espera uma atitude recíproca do coleguinha que leva um bem nosso com a intenção de devolver. Mas em alguém momento desse intervalo entre pegar emprestado e devolver acontece algo sobrenatural que nosso livro se perde em outra dimensão paralela e nunca mais vemos!
Começamos a formular teorias sobre o que pode ter acontecido:
No ponto de vista de quem emprestou:
1-    Ainda não deu tempo de ele ler tudo, às vezes ele demora mais para ler.
2-    Às vezes ele nem gostou tanto do livro e tá sem jeito de devolver, pois eu vou perguntar o que ele achou.
3-    Ele só pode ter esquecido que é emprestado e por isso não devolveu.
No ponto de vista de quem pegou emprestado:
1-    Gostei tanto desse livro que não vou devolver, é só um livro.
2-    Coloquei o livro no meio dos meus, e agora nem sem mais qual é, e ele (a) já tem tantos, nem vai fazer falta pra ele.
3-    Faz tanto tempo que ele nem deve tá lembrando, afinal nem toca no assunto.
Claro gente, no caso esses pensamentos se referem a pessoas que não tem pretensão de devolver os livrênhos e não de alguém 'confiável' ao empréstimo!
E ai, se identificou com algum desses pensamentos?

Então tenho apenas dois conselhos:
SE PEGAR EMPRESTADO, DEVOLVA!
APRENDA A DIZER NÃO!
Sabe aquela frase “Posso até perder, mas perco apenas uma vez!”, se você não confia plenamente na pessoa e tem dúvidas que verá seu livrinho de volta invente mil desculpas, as mais esfarrapadas e aconselho mais, (eu utilizei dessa tática, e dá muito certo) espalhe uma pequena ‘fama’ que é enjoado com suas coisas! Assim tem menos chances de pessoas te pedirem.
Aqui em casa, principalmente entre os familiares a fama que tenho é “eu não pego nada emprestado com Bia, ela é muito enjoada e faz mil recomendações”. Muito bem, agradecida! Hehehe 
https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Tenho um dilema, Quem empresta não presta!
 Minha mãe vive falando essa frase e é verdade, as vezes queremos ajudar e aquela atitude vira um caos, pois pode ocorrer varias coisas e trazer um mal estar entre você e a pessoa envolvida nesse empréstimo!
Então não tem jeito, ou você é sincero e não empresta, ou precisa correr o risco de não ver aquele objeto de novo e estar preparado para seguir em frente sem remorsos. isso não serve pra mim, lembro até da canetinha que pegaram emprestado comigo na 5ª série  e não devolveram! 
Nunca duvide da memória de uma leonina, e seu poder vingativo! Hahahhahah
E para você que pegar algo emprestado, principalmente livros que são tão queridos pelos seus donos, sim, pois você não vai conseguir pegar um livro emprestado com alguém que não gosta de livros, e essa lógica se repete para qualquer objeto.
Segue os 
13 mandamentos para quem pega um livro emprestado!

1 — Se pegou emprestado, devolva.
2 — Trate o livro alheio como gostaria que o seu fosse tratado. Não rasure, suje ou rasgue.
3 — Só pegue emprestado se for mesmo ler. Não jogue em um canto ou coloque em uma fila.
4 — Se perdeu, compre outro e devolva.
5 — Se pegou por impulso e sabe que não vai ler, devolva.
6 — Se vai pegar sucessivamente emprestado, está na hora de comprar seu próprio exemplar.
7 — Se for uma ferramenta de trabalho, seja rápido.
8 — Não pegue sucessivamente emprestados livros da mesma pessoa, sem devolver os anteriores.
9 — Não constranja seu próximo pedindo emprestado livros raros ou com valor sentimental.
10 — Não empreste livros que pegou emprestado.
11 — Demorar para devolver é o mesmo que não devolver.
12 — Esquecer de devolver é o mesmo que surrupiar.
13 — Não misture com seus livros.
  ♥♥
E ai gente, gostou? Ficaram com peso na consciência?
Deixa pra mim aqui se já aconteceu alguma dessas situações com vocês e o que fizeram para resolver!

Então por hoje é isso, beijocas e até a próxima!

Comentários

  1. Muito bom seu texto, não gosto de impresta meus livros. As vezes as pessoas demoram para entregar e as vezes nem entregam e quando entregam vem riscado ou amassado.

    ResponderExcluir
  2. Esse povo abusado que pega os livro e não devolve ne?

    https://blogmeuqueridolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Adorei seu post, muito criativa hahahaha eu geralmente empresto só para as pessoas que eu tenho certeza que vão cuidar e que vão ler (normalmente eu deixo explícito que amo muito meus livros e que sao como meus filhos) mas eu amei esses mandamentos! Vou imprimir e dar pra todos lerem quando quiserem hahah ameeei obrigada pelo post! Beijos, Yasmim.

    Blog: literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceu isso comigo, emprestei um livro, na verdade 3, só voltou 2 e a pessoa disse que nunca tinha pego o outro. Hoje não empresto mais, só para quem, assim como eu, ama ler. Adorei seu texto!

    Mari Barros, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  5. Oii, adorei o post, acho que todo mundo deveria ter esas noções. Tenho o maior ciúmes dos meus livros e só empresto pra quem eu realmente confio e sei que vai devolver, ás vezes quando demora demais eu fico no pé, sempre cobrando. Rs
    Jaqueline - blogeufloroficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post. Não empresto meus livros nem pra Jesus Cristo hehehe.
    Tenho fama de ser super chata com eles, basta chegar perto dos meus bebês que já fico de olho. Toca neles com a mão suja pra vê o que te acontece😠

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas