Conto Negrinha, Monteiro Lobato


Hey turma, tudo beleza?


O #desenrolandoolivro de hoje é: 


Conto: Negrinha


Autor: Monteiro  Lobato



O Conto: O Conto  Negrinha é retirado de uma coletânea de contos do autor,  que conta a história de uma menina, negra, filha de uma escrava, nasceu na senzala e quando ficou orfã, ficou sob os cuidados de Dona Inácia, a dona da casa e patroa, Dª Inácia cumpria seu papel de religiosa fervorosa, exemplo da Igreja e  orgulho do Padre da cidade, cuidava da menina,  que nem  nome tinha, como se cuidasse  de um animal, deixando-a  no canto da sala, aos seus pés, com pequenas exceções, que era nos horários que negrinha 'ganhava' seus cocres diários. 

   Negrinha, assustada,  mas conformada com sua existência, vivia em seus pensamentos, até que seus pensamentos viraram escuridão, e enfim Negrinha não sofreu mais... 

 Imagem relacionada


Minha Opinião: Esse conto reflete bem o preconceito racial no Brasil, referindo-se a época da escravatura, existe também uma crítica a Igreja, nitidamente, esses pontos são o foco do conto. 
Para mim essa leitura foi muito pesada e terrivelmente triste! 
Reflete uma realidade que por muito tempo aconteceu, e que infelizmente faz parte de nossa história, mas nem sempre de  nosso passado. 
Eu li esse conto acompanhando o  áudio, o que intensifica  a experiencia da leitura, eu recomendo o   Conto um Conto, veja o link Negrinha


Curiosidade: O conto Negrinha, publicado em 1920, considerado um dos melhores contos de Monteiro Lobato

É isso Galera, até a próxima! 

Comentários

Postagens mais visitadas